Skip to content

O ouvido externo localiza-se na parte externa da orelha.
E é responsável por captar as ondas do som e introduzi-las no ouvido interno.
A única parte visível do ouvido é a parte externa, a qual tem forma espiral, sendo a primeira parte do ouvido que reage ao som.
O ouvido interno funciona como um funil que ajuda a levar o som de fora para dentro, sem esse funil as ondas do som iriam percorrer um caminho mais directo até chegar ao canal da audição, isso seria mais difícil e pior, pois o som iria perder-se tornando mais difícil de ser ouvido e entendido.
O ouvido externo é necessário e apropriado para fazer a diferença da pressão de dentro e fora do ouvido, a resistência do ar é mais alta dentro do ouvido do que fora, porque o ar dentro do ouvido é comprimido e dessa forma pressiona bastante a parte inferior.
Para as ondas do som penetrarem bem no ouvido é mais fácil quando elas não são tão altas, e é isso o que o ouvido externo faz, diminuindo a diferença da pressão interna e externa do ouvido.
A função da orelha é como um elo de ligação, a qual faz a transição ficar mais suave e menos pesada permitindo a passagem de mais som para o canal auditivo.
Uma vez que as ondas de som já passaram pela orelha, movem-se de dois a três centímetros dentro do canal de audição antes de atingir o tímpano, conhecido também como membrana do tímpanica.
O tímpano.
O tímpano, ou membrana tímpânica, localiza-se na entrada do ouvido médio e é extremamente sensível para proteger o tímpano, o canal auditivo é levemente curvado dificultando, portanto, a entrada de insectos no ouvido.
Ao mesmo tempo a cera (cerúmen) localizada no canal auditivo evita o acumular de sujidade, pó e insectos, e funciona como um aparelho auditivo natural que amplifica a entrada de sons baixos e menos penetrantes na audição humana.
Desse modo o ouvido compensa algumas falhas da voz humana tornando mais fácil ouvir e entender bem uma conversa.
