Como melhorar sua qualidade de vida
Aparelhos auditivos trazem alegria de volta a sua vida
Estudos comprovam que a perda auditiva afecta a vida quotidiana: mais da metade das pessoas que não usam aparelhos auditivos entrevistadas dizem sentir-se um pouco solitárias e sentem uma redução substancial na sua qualidade de vida.
Aparelhos auditivos bem aplicados e ajustados têm uma influência comprovadamente positiva na sua qualidade de vida. Usar um aparelho auditivo diariamente traz a alegria de volta a sua vida.
Está provado que a perda auditiva tem um forte impacto na qualidade de vida de quem sofre deste problema. Ao afectar a comunicação com os outros, ela conduz frequentemente ao isolamento social, a estados de ansiedade, instabilidade emocional e até depressão.
Mas estudos científicos demonstram também a relação entre a perda auditiva e problemas de nível cognitivo, tais como a degradação da memória e a fadiga mental.
Os mesmos estudos comprovam ainda que muita da tecnologia incorporada nos modernos aparelhos auditivos atenua estes problemas e melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Há aparelhos auditivos de diversas formas e com diferentes tamanhos de acordo com as suas preferências e o tipo e gravidade da perda auditiva. Os aparelhos auditivos estão divididos em duas categorias principais.
A primeira experiência com o uso de aparelho auditivo pode ser algo frustrante e desagradável para muitas pessoas.
A maioria das vítimas de perda auditiva espera um longo tempo antes de usar aparelho, de modo que elas perdem a noção de como ter uma audição normal, o que significa dizer que, os sons e ruído parecem ser muito mais altos que antes, sobretudo, o barulho provocado pelo trânsito. Os sons produzidos por um aparelho auditivo são, normalmente, bem diferentes dos sons de uma audição normal. Segue, abaixo, uma lista de conselhos para aqueles que usam aparelho auditivo pela primeira vez.
Os benefícios do uso de aparelho auditivo
Segundo estudos feitos em sete países, há muitas vantagens do uso de aparelho auditivo, as pessoas que usam aparelho auditivo demonstram, em geral, uma grande satisfação com o uso desse aparelho, o qual é muito útil no ambiente de trabalho. Os utilizadores de aparelho auditivo sentem-se menos cansados que os não utilizadores. Temos que salientar que o uso de aparelho auditivo varia de um país para outro. Estas são algumas das conclusões das sete pesquisas feitas pela Euro Trak e Japan Trak, em 2012, as quais foram realizadas na Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Noruega e Japão.
Utilizadores satisfeitos
Até 84% dos utilizadores de aparelho auditivo estão satisfeitos com os seus aparelhos e de acordo com uma pesquisa feita em sete países, a percentagem de pessoas que estão satisfeitas com seus aparelhos auditivos variam de um país para outro. Em seis países europeus o índice de satisfação varia de 84% na Suíça para 70% na Itália. Em geral, oito entre dez pessoas estão satisfeitas com seus aparelhos auditivos e afirmaram estar muito satisfeitas, satisfeitas e um pouco satisfeita com seus aparelhos auditivos. No Japão, a situação foi diferente, apenas 36% disseram que estão satisfeitas com o uso desse instrumento.
Uma pesquisa semelhante feita nos Estados Unidos, em 2008 pela MarkTrak VIII mostrou que 74% dos usuários americanos estavam satisfeitos com seus aparelhos auditivos.
Cansaço
O estudo mostrou que entre aqueles que têm perda auditiva significante e que não usam aparelho auditivo, cerca de 60%, declararam sentir-se cansados com frequência à noite, enquanto que aproximadamente 40% dos que usam aparelho auditivo disseram o mesmo.
Quando se trata de cansaço mental, cerca de 50% dos que têm perda auditiva significante e não usam aparelho auditivo afirmaram sentir-se cansados com frequência, à noite, enquanto que apenas 30% dos que usam aparelho auditivo disseram o mesmo.
Útil no ambiente de trabalho
Na pesquisa realizada, nove dos dez usuários de aparelho auditivo disseram que seus aparelhos são muito úteis no ambiente de trabalho. As pessoas envolvidas na pesquisa responderam a seguinte pergunta: “Quão útil é o aparelho auditivo no ambiente de trabalho? ”e cerca de 60% afirmaram que acham o uso de aparelho auditivo muito importante, enquanto 30% acharam que este tem alguma importância.
A variação do uso de aparelho auditivo
De acordo com a pesquisa feita em sete países, a percentagem de pessoas com perda auditiva e que usam aparelho auditivo varia entre 42,5% na Noruega e 14,1% no Japão.
No Reino Unido, o uso de aparelho auditivo é quase que o dobro da Noruega, ou seja 41.1%. Ambos os países têm um sistema em que aparelhos auditivos são fornecidos para pessoas com perada auditiva através do sistema de saúde público.
Na Suíça, 38% das pessoas que têm perda auditiva usam aparelho auditivo e na França a percentagem é de 30,4%.
Os dados foram publicados num artigo sobre EuroTrak e JapanTrak numa pesquisa realizada em 2013, The Hearing Review March 2013.
Utilizadores de aparelhos auditivos, estão satisfeitos
Até 84% dos utilizadores de aparelho auditivo estão satisfeitos com seus aparelhos, conforme uma pesquisa realizada.
Dados de sete países mostram que a percentagem de pessoas que estão satisfeitas com seus aparelhos auditivos variam de um país para outro. Em seis países europeus a satisfação varia de 84% na Suíça para 70% na Itália. Em geral, oito de dez usuários estão satisfeitos com seus aparelhos auditivos, entre eles, alguns estão muitos satisfeitos, outros satisfeitos e outros relativamente satisfeitos.
Uma pesquisa semelhante realizada nos Estados Unidos em 2008 (MarkTrak VIII) mostrou que 74% dos usuários de aparelho auditivo estão satisfeitos com seus aparelhos.
Idade e uso de aparelho auditivo
O estudo também mostrou que quanto mais novo for o aparelho auditivo e mais horas de uso forem utilizadas, maior será o grau de satisfação do utilizador. A pesquisa foi realizada na Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça (Suíça), Noruega e Japão, em 2012. Os dados foram publicados num artigo sobre EuroTrak e JapanTrak numa pesquisa realizada em 2013, The Hearing Review March 2013.
Utilizadores de aparelho auditivo cansam-se menos.
Pessoas com perda auditiva que usam aparelhos auditivos sentem-se menos exaustas à noite, que os não utilizadores.
Pesquisas realizadas em sete países com pessoas com perda auditiva mostram que usuários de aparelho auditivo sentem-se menos exaustos fisicamente e mentalmente à noite que os não usuários.