Tinnitus é um barulho na cabeça.
O qual não está relacionado a nenhum factor psiquiátrico.
O barulho pode ser ouvido em qualquer parte da cabeça, num dos ouvidos ou em ambos.
Imagine um barulho constante de campainhas, zumbidos ou buzinas nos seus ouvidos vinte e quatro horas por dia, esta doença chama-se ‘Tinnitus’ não pára nunca, e está sempre presente.
Ninguém consegue ouvir este barulho, só o próprio, porque ele não vem de fonte externa, apesar de só o próprio poder ouvir o barulho, o mesmo não é resultado da sua imaginação.
A maioria de nós sofre de tinnitus temporário, talvez por poucas horas, após um concerto ou em qualquer outra ocasião, em que os nossos ouvidos estão expostos ao barulho.
Tinnitus torna-se um problema quando o barulho persiste e/ou aumenta, normalmente o barulho de campainhas no ouvido irá desaparecer, mas pode também permanecer.
A maioria das pessoas que sofre de tinnitus considera-o muito incómodo e desconfortável.
Jovens
Tinnitus é comum em pessoas acima de 40 anos, contudo, tem ocorrido um crescimento significante nos jovens e isso ocorre também devido ao aumento diário do nível de ruídos, incluindo aqueles causados pelo uso descontrolado de MP3, iPOD e outros aparelhos de som.
Embora a tinnitus seja mais comum entre vítimas de perda auditiva, qualquer pessoa pode também sofrer desta doença, é possível também sofrer de perda auditiva sem contrair a tinnitus.
Causas de tinnitus
As causas mais comuns de tinnitus são a exposição a ambiente ruidosos.
Há cura para tinnitus?
Tinnitus pode manifestar-se de diferentes formas, tais como ruído, som de uma campainha, assobio ou zumbido.
A irritabilidade e o desconforto variam de pessoa para pessoa, há aquelas que convivem com esses constantes ruídos com certa facilidade, mas outras desesperam.
A falta de ajuda nesta área faz com que as vítimas de tinnitus procurem algum tipo de alívio através de tratamento, procurando tratamentos, e até mesmo curas sem base científica.
Embora vários estudos tenham sido feitos sobre tinnitus, há porém ainda muitos aspectos não esclarecidos e muitos tipos de cura têm sido feitas sem base científica.
A lista de tratamentos para a tinnitus, na televisão, Internet ou na imprensa têm crescido consideravelmente. “Não faltam opiniões e promessas”, declara Thomas Lübbert Lübbert do Grupo Local de apoio às vítimas de Tinnitus, “Freizeichen” in Freiburg, Alemanha.
Vários factores, tais como psicológicos fazem parte da vida das vítimas da tinnitus, o que significa dizer que o apoio e a ajuda com actividades que envolvam entretenimento e aconselhamento, neste processo de tratamento, são muito importantes. “Esses tratamentos funcionam como tentativa e uma opção de terapia, o que é bom, mas não há base científica para os mesmos, segundo o Centro de Tratamento da Tinnitus em Tübingen, Alemanha (Tinnitus-Care-Centrum).
O tratamento de tinnitus varia muito de um país para outro, na Alemanha alguns médicos recomendam o uso de medicação para as vítimas, o que deve ser combinado com actividades que envolvam entretenimento e sessões de terapia.
O tratamento alivia a sensação causada pelo ruído no ouvido, o que torna mais fácil conviver com o problema.
Consequências de tinnitus
Tinnitus é uma doença que se apresenta de forma diferente e há diversos tipos, os sintomas variam de pessoa para pessoa. Há quem sofra muito com a tinnitus, mas também há outras pessoas que aceitam com certa naturalidade.
A maioria das vítimas da tinnitus, tenta várias reacções psicológicas levando a afectar o seu dia-a-dia, algumas delas têm informado terem sofrido muito de problemas emocionais e depressão e sentem que toda a sua vida gira em torno da doença.
Temem que o ruído aumente com o passar do tempo e que nunca venha a desaparecer, sentem-se também solitárias e deixadas de lado por causa desse problema, outras pessoas têm grande dificuldade em concentrar-se, uma vez que convivem diariamente com um som irritante no ouvido e isso aos poucos vai retirando toda a energia.
Ruído e silêncio perturbadores
Muitas vítimas da tinnitus não gostam de ambientes calmos, uma vez que isso só aumenta o seu tinnitus, outras acham que estar em ambiente com ruídos é extremamente desconfortável, o que prova que tinnitus pode surgir e (incomodar) de diferentes formas.
Problemas comuns nos pacientes da tinnitus:
-
Sonolência
-
Problema de audição
-
Desespero, frustração, depressão
-
Dor de cabeça
-
Dificuldade de concentração
-
Aborrecimento e irritação com facilidade
-
Hyperacusis – situação em que a alta frequência do som pode causar dor
Tinnitus e as suas causas
Das diversas causas de tinnitus, a mais comum é a exposição a ambiente ruidosos.
Trabalhar em ambientes ruidosos, durante muitos anos, sem protecção auditiva aumenta o risco de contrair a tinnitus e até mesmo perda auditiva, actividades de lazer podem causar tinnitus e essas actividades incluem o uso abusivo de MP3 e instrumentos musicais.
Estrelas de rock e músicos mais antigos sofrem normalmente de tinnitus e isso ocorre pelo fato deles terem passado anos das suas vidas em frente a gigantescas colunas de som, sem protector de ouvido.
Nos concertos, onde há um alto nível de barulho, é sempre um local perigoso, o que é aconselhável usar protector auricular (tipo plugs) quando se estiver nesses ambientes ou em actividades em que haja muito ruído.
Pessoas que usam arma de fogo correm também um alto risco de contrair a tinnitus, é comum as pessoas ouvirem zumbido, ou toque de um sino quando se encontram expostas a excesso de ruídos e quando isso acontece recomenda-se que procurem ambientes mais calmos ou usar protectores de ouvidos.
Uso de protector auricular
O uso de protectores auriculares ou outros protectores de ouvidos previnem frequentemente a tinnitus, sem os quais o ruído pode ser excessivamente prejudicial.
Deve-se sempre usar protectores auriculares quando a pessoa se encontra exposta a barulho e ruídos mesmo que esses ruídos aparentemente não sejam desconfortáveis.
Perda auditiva frequentemente não causa dor e o resultado mais comum é a tinnitus, deve também ter em mente que os efeitos prejudiciais das células ciliadas, no ouvido interno vão agravando com o passar dos anos devido à exposição constante de excessivos ruídos.
Nessas condições, a probabilidade de se desenvolver perda auditiva e tinnitus é grande e isso pode ocorrer com bastante rapidez, até mesmo num simples acidente ou exposição a grandes ruídos, como fogo de artifício e outras explosões ou tiro com armas de fogo.
Outras causas
Dentre outras causas de tinnitus, pode citar-se:
-
Perfuração no ouvido
-
Dose excessiva de medicamentos, como por exemplo aspirina
-
Stress
-
Excesso de cera no ouvido (cerúmen)
-
Infecção no ouvido
-
Idade
-
Doença de Menièrè
-
Trauma craniano
-
Fístula perilinfática (uma ruptura traumática situada no ouvido interno)
-
Tumores
-
Disfunção da articulação temporomandibular (alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula).